Aproveite o melhor do Portal Cris Menegon! Mantenha seu Navegador sempre atualizado. Baixe o Internet Explorer 9
  • papodemulherbannernovo

Encontre no portal
Publicado por Cris Menegon Ter, 30 de Agosto de 2016 08:05

O Observatório Social de Lages (OSL) lançará nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, às 19 horas, no auditório da CDL, dois grandes projetos em prol da população de Lages e do Controle Social. O lançamento da Campanha Voto Consciente marca o início de uma campanha organizada pela Rede de O [...]

O Observatório Social de Lages (OSL) lançará nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, às 19 horas, no auditório da CDL, dois grandes projetos em prol da população de Lages e do Controle Social. O lançamento da Campanha Voto Consciente marca o início de uma campanha organizada pela Rede de Observatórios do Brasil, que acontecerá durante todo o mês de setembro com a distribuição de materiais informativos, nos locais públicos de Lages e nas escolas, além das redes sociais, com o objetivo de alertar o cidadão de Lages sobre o seu papel de eleitor e a importância de seu voto.

 

Já o Plano de Transparência e Controle Social, é composto por uma série de propostas que serão apresentadas para finalização e aprovação da comunidade e entidades de Lages e farão parte do Termo de Compromisso, encaminhado posteriormente aos candidatos – a prefeito e vereador – para sua adesão e assinatura, até dia 20 de setembro.

 

Serviço:
O que: Lançamento da Campanha Voto Consciente e apresentação do o Plano de Transparência e Controle Social
Quando: Quarta-feira, 31 de agosto, às 19 horas
Onde: Auditório da CDL

 
Publicado por Cris Menegon Ter, 30 de Agosto de 2016 07:44

O condomínio multisetorial com predominância industrial denominado Lages Business Park, foi apresentado pelo prefeito Elizeu Mattos e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Chiodelli, a lideranças políticas, de entidades e empresariais, na Associação Empre [...]

O condomínio multisetorial com predominância industrial denominado Lages Business Park, foi apresentado pelo prefeito Elizeu Mattos e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Chiodelli, a lideranças políticas, de entidades e empresariais, na Associação Empresarial de Lages (Acil).


O amplo condomínio empresarial será instalado no terreno anteriormente destinado à empresa Sinotruk, no distrito de Índios, com reversão ao Município. A área territorial é de 1.509.027,81 metros quadrados.


Um novo conceito elaborado a dezenas de mãos que poderá transformar a realidade não somente de Lages, mas de toda a Serra, com planejamento para os próximos 20 anos. Consistirá em uma área com 312 lotes (média de três metros quadrados cada um), variando conforme a necessidade. Serão três fases de implantação, com escolhas realizadas através de um edital de chamada pública (licitação) para o devido cumprimento dos critérios legais e regras pré-estabelecidas, e posterior contemplação das empresas habilitadas.


A empresa ou grupo empresarial administrador do condomínio fará investimentos próprios. O Município ficará com 25% a 30% da área industrial urbanizada. Calcula-se que em torno de 90 lotes ficarão com a prefeitura para doação a empresas locais, em processo de instalação ou expansão, estendendo a mão para quem é de Lages ou nela vive. Em contrapartida, o investidor terá o compromisso de angariar empreendimentos em todo o país para o município.


As empresas do Lages Business Park serão beneficiadas com a isenção, pelo tempo de até dez anos, de impostos municipais, para as novas empresas a serem instaladas e as em processo de ampliação de sua capacidade produtiva, segundo o secretário da Fazenda, Mateus Lunardi. No entanto, estas empresas contribuirão para o Fundo Municipal de Desenvolvimento, permitindo ao Município, ao longo do tempo, criar novos parques industriais e incubadoras de negócios. Junto ao governo do Estado será articulado um compromisso para que esse espaço seja de redução ou postergação de impostos estaduais através de leis já existentes, viabilizando grandes negócios.


Um caminho de sete meses


O prazo para o começo da construção da Sinotruk expirou em 14 de agosto, tornando maior a missão do Município: providenciar imediatamente um novo rumo para esse impasse. Embora a atual administração municipal manifestasse a opinião da viabilidade do projeto Sinotruk para Lages, confiando no esforço e no trabalho da SC-Par, estava ciente de que se não houvesse a concretização do projeto, a cobrança viria por parte da sociedade, pois o futuro de Lages passa por essa questão. Assim, iniciou um trabalho discreto, em busca de parceiros e investidores interessados, com o intuito de desburocratizar o processo em relação ao poder público, uma vez que não há recursos públicos para bancar um projeto milionário dessa magnitude.


O projeto estava sendo trabalhado há sete meses pelo escritório de arquitetura Schneider Martins, de Florianópolis, acionado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), através do responsável Jorge Raineski. Especificamente, o projeto foi elaborado pelo arquiteto Felipe Schneider, mediante assinatura de um Termo de Cooperação, pois a empresa doou o projeto ao Município, uma economia de R$ 500 mil. Um Plano Diretor foi elaborado exclusivamente para a área do condomínio, sendo que antigamente era naquele espaço que se concentrava o polo industrial de Lages. Segundo Raineski, está-se resgatando a história do local e novos loteamentos residenciais deverão surgir por conta da implantação do condomínio.

 

Lages vive sim um bom momento, espero que o proximo prefeito que entrar não deixe de executar a obra, pois Lages merece tudo isso.

parklagesparklages2


Atualizado em Ter, 30 de Agosto de 2016 08:14
 
Publicado por Cris Menegon Seg, 29 de Agosto de 2016 08:23

A equipe Lages Xadrez Clube/FME teve um final de semana repleto de conquistas nos tabuleiros.


Em Concórdia, no sábado, dia 27, 11 enxadristas disputaram a 3ª etapa da LIGA OESTE DE XADREZ 2016. O evento reuniu cera de 80 inscritos e distribuiu troféus e medalhas aos campeões. P [...]

A equipe Lages Xadrez Clube/FME teve um final de semana repleto de conquistas nos tabuleiros.


Em Concórdia, no sábado, dia 27, 11 enxadristas disputaram a 3ª etapa da LIGA OESTE DE XADREZ 2016. O evento reuniu cera de 80 inscritos e distribuiu troféus e medalhas aos campeões. Por equipes, Lages ficou em 5° Lugar (muitos destaques da equipe estavam em outra competição) e conquistou um troféu e 6 medalhas. Os premiados foram:


Sub 8 Feminino – Sofia Lima (Ondina Neves Bleyer) – 4° Lugar
Sub 8 Masculino – Matheus Fogaça de Almeida (Univest) – 3° Lugar
Sub 10 Masculino – Luiz Henrique da Silva Bugança – Troféu de CAMPEÃO
Suba 12 Feminino – Clarissa dos Santos Passos (Objetivo) – 3° Lugar
Sub 14 Feminino – Patricia Bertoti Silveira (Univest) – 3° Lugar e Vitoria Luiza de Liz (Flordoardo Cabral) – 4° Lugar
Sub 14 Masculino – Sullivan Siqueira (Flordoardo Cabral) – 5° Lugar


Completaram a equipe Daniel Palumbo (Univest), Henrique da Rosa e Paulo da Rosa e Rafael Lima.


A responsável pela delegação, Luana da Silva destacou o empenho dos lageanos: "Fizemos bonito e trouxemos muitos prêmios ", analisa Luana, que viajou substituindo o Técnico e Mestre Nacional, Marco Cordeiro, que estava em Fraiburgo, na etapa Regional do JESC 15 a 17 Anos.

 

XADREZ LAGEANO CONQUISTA AS DUAS VAGAS PARA O ESTADUAL DO JESC


Os enxadristas Henrique de Oliveira Dickel (CEDUP) e Yan Henrique de Oliveira (Univest) conquistaram respectivamente os títulos de Campeão e Vice da etapa Regional do JESC 15 a 17 Anos. A competição aconteceu em Fraiburgo, entre os dias 25 e 28 de agosto, reunindo 17 enxadristas no masculino e 15 no feminino.


A campanha dos lageanos foi invicta, ambos com 5 vitórias e dois empates, terminando a competição com o mesmo número de pontos, mas com melhor desempate para Dickel. Com o resultados, os alunos irão representar a região na etapa estadual que acontece em São Bento do Sul, entre os dias 15 e 18 de setembro, classificando para a etapa nacional, em João Pessoa-PB. Outra aluna de Lages, Jaísa Santana (Univest), ficou em 7° lugar no feminino, fazendo sua estreia em JESC.


Para o Técnico da equipe Lages Xadrez Clube/FME, o Mestre Nacional Marco Cordeiro, o resultado foi muito bom, trazendo para Lages ouro e prata na mesma competição: "Jogaram muito esses meninos, só posso dizer isso", declara o Mestre Marco, destacando o alto nível dos demais competidores, como Concórdia, Fraiburgo e Itá.


Os enxadristas lageanos terão pouco mais de 15 dias para intensificar os treinamentos visando a etapa estadual, que tem em Blumenau, Florianópolis e São Bento, os maiores adversários dos lageanos.

 
Publicado por Cris Menegon Seg, 29 de Agosto de 2016 08:16

O novo kartódromo está localizado em uma área de 54 mil metros quadrados, à margem da avenida Victor Alves de Brito, acesso à SC 114 (Lages-São Joaquim). Houve corte de fita sobre a pista e descerramento de placa afixada na área dos boxes. Após a solenidade houve uma prova festiva com a p [...]

O novo kartódromo está localizado em uma área de 54 mil metros quadrados, à margem da avenida Victor Alves de Brito, acesso à SC 114 (Lages-São Joaquim). Houve corte de fita sobre a pista e descerramento de placa afixada na área dos boxes. Após a solenidade houve uma prova festiva com a participação de mais de 50 pilotos (profissionais e amadores). O prefeito Elizeu Mattos participou na manhã deste domingo (28) da inauguração da nova sede do Kart Clube de Lages.

 

O antigo Kart Clube de Lages ocupava, no bairro Universitário, desde 1973, uma área de 20 mil metros quadrados, doada pela prefeitura. Tratava-se de terreno que pertenceu ao antigo aeroporto da cidade. Estiveram presentes na solenidade o presidente do Kart Clube, Renato Marcos Dambroz; o vice-presidente da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc), João Alfredo; o piloto e empresário Cristian Rocha, outras autoridades e 56 pilotos de Kart de Lages e outras regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

 

Para que as obras de construção do novo kartódromo pudessem ser autorizadas, a prefeitura teve que fazer mudanças (adequações) no Plano Diretor Municipal. E estas se somaram aos demais empecilhos burocráticos surgidos durante a concretização da nova sede do Kart Clube, mas todos vencidos.

 

O novo kartódromo com pista de 1,062 mil metros de extensão por oito metros de largura possui também ampla área para boxes, salas administrativas, torre de cronometragem e espaço elevado para que o público assista às provas. A estrutura têm 20 boxes e nove banheiros, sendo um adaptado para portadores de necessidades especiais. O kart conta ainda com área para camping, quiosques com churrasqueiras, amplo estacionamento e terreno cercado. O local poderá ser homologado para provas internacionais, atendendo-se normas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da Federação Nacional de Kart.

 
Publicado por Cris Menegon Sáb, 27 de Agosto de 2016 09:25

Está chegando a hora do povo decidir através do voto. As eleições municipais estão mais perto do cidadão, é através desse ato que executivo e legislativo proporcionam ganhos ou perdas. É certo que grande parte do eleitorado é guiado por interesses pessoais ou pelo gasto excessivo por pa [...]

Está chegando a hora do povo decidir através do voto. As eleições municipais estão mais perto do cidadão, é através desse ato que executivo e legislativo proporcionam ganhos ou perdas. É certo que grande parte do eleitorado é guiado por interesses pessoais ou pelo gasto excessivo por parte de alguns candidatos. Muitos vereadores querem a vitória e o executivo fica para segundo plano.

 

Quando surgem três candidatos para um cargo do executivo é melhor para o povo participativo que busca pela melhor opção. O primeiro sinal de transformação na política está visível, é a descrença nos próprios políticos. Agora é o momento adequado de voltar a acreditar em novas figuras de um velho cenário político. Quem está limpo para o executivo ou legislativo não é comprado, não é parte de uma coligação que já começa devendo favores.

 

Cada candidato de boa índole e bom projeto de administração pública, carrega consigo uma mensagem de visão micro e macro. É evidente que quanto mais estudos na área política, muito mais chances nascem para a execução ou fiscalização da obra pública. A boa oratória é parte do melhor prefeito possível e abre portas independentemente do cenário. Quem muito gasta em uma campanha, pouco retorno prático trará ao município.

 

A saída está sendo apresentada nos debates e propagandas que são intensificadas até o dia da votação. Os fracos já anunciam nas frases sem conclusão um despreparo e também propagam uma dívida para com seus aliados, os aliados que poderia ser o simples compromisso com o povo. O povo deve escolher quem é o melhor e mais bem preparado. A chance de vitória bate à porta de quem não deve aos aliados, não deve ao povo e está propondo algo histórico para o município.

 

* Escritor Joacir Dal Sotto, autor do livro "Curvas da Verdade" e estudante de filosofia.

 
Publicado por Cris Menegon Sáb, 27 de Agosto de 2016 09:18

Na noite da última quarta-feira (24/08), o Núcleo de Imobiliárias e Corretores de Imóveis da ACIL (NIMOB) e SECOVI/SC reuniram no auditório da CDL, corretores de imóveis e empresários do mercado imobiliário de Lages e região para conferir a palestra do Fotógrafo e Coach Diego Ramos. O g [...]

Na noite da última quarta-feira (24/08), o Núcleo de Imobiliárias e Corretores de Imóveis da ACIL (NIMOB) e SECOVI/SC reuniram no auditório da CDL, corretores de imóveis e empresários do mercado imobiliário de Lages e região para conferir a palestra do Fotógrafo e Coach Diego Ramos. O gaúcho, que também é Master Practitioner em Programação Neolinguística – PNL, é considerado umas das maiores autoridades do Brasil no ramo de fotografia imobiliária.

 

O palestrante apresentou estratégias de comunicação e dicas de como fotografar um imóvel para exibi-lo em sites ou redes sociais. Foram abordadas questões de iluminação, organização do ambiente e formas de como convencer o proprietário do imóvel sobre o impacto que uma foto de qualidade causa na hora da venda.

 

Além de profissionais do setor, estiveram presentes no evento, o presidente do Secovi/SC, Sérgio Luiz dos Santos, o Presidente do Creci/SC, Carlos Beims, a Delegada e Conselheira do Creci. Marisa Bussolo, a Diretora Regional do Secovi/SC, Vinéia Cristina Köche, o presidente da Associação Empresarial de Lages, Sadi Montemezzo, o Diretor Executivo da CDL de Lages, Jhonatan Roberto da Silva e o Coordenador do Núcleo de Imobiliárias e Corretores de Imóveis da Acil, Rodrigo Cruz.

 

Debora Puel

 
Publicado por Cris Menegon Sáb, 27 de Agosto de 2016 09:08

Atualmente a busca por produtos diferenciados e a valorização do produto artesanal vem crescendo no Brasil. Desta forma, feiras itinerantes se tornam um ponto de encontro para o consumo da arte e cultura, além de ser uma forma de aproximação com o cliente de um jeito mais descontraído.

[...]

Atualmente a busca por produtos diferenciados e a valorização do produto artesanal vem crescendo no Brasil. Desta forma, feiras itinerantes se tornam um ponto de encontro para o consumo da arte e cultura, além de ser uma forma de aproximação com o cliente de um jeito mais descontraído.


Atentos a este novo cenário comercial e com a intenção de valorizar o que é produzido na região serrana, será realizada, no dia 11 de setembro a primeira feira itinerante da Serra Catarinense, a " 1ªFeira da Estância Alternativa". Um projeto que nasce na intenção de promover marcas artesanais e sustentáveis. A feira acontece juntamente com o Santana's Sunday V, evento que está na sua quinta edição e que reúne centenas de pessoas no Refúgio do Lago.
"Essa parceria com o Santana´s é essencial para promover a nossa feira, pois promete ser uma tarde de domingo com muito rock and roll, arte, cultura e amigos. Uma realização independente que busca na união a força", destaca a organizadora do evento Grazi Cantelli.


A 1ª Feira da Estância Alternativa está com as inscrições abertas até dia o dia 31 de agosto no valor de R$ 25,00. Marcas que confeccionem roupas, acessórios, calçados ou artesanato em geral podem participar. Mais informações e atualizações na fan page da feira da estância alternativa, facebook\estancia alternativa.

 
Publicado por Cris Menegon Sex, 26 de Agosto de 2016 08:35

A secretária executiva de Assuntos Comunitários e Voluntários, Mauren Santos, esteve presente na tarde desta quinta-feira (25) na entrega de alimentos não perecíveis doados como forma de ingresso à festa de confraternização do 21º Fashion Hair. Os pacotes de alimentos arrecadados foram e [...]

A secretária executiva de Assuntos Comunitários e Voluntários, Mauren Santos, esteve presente na tarde desta quinta-feira (25) na entrega de alimentos não perecíveis doados como forma de ingresso à festa de confraternização do 21º Fashion Hair. Os pacotes de alimentos arrecadados foram encaminhados ao Programa Lages 100 Fome, na rua Irmã Laurinda, Centro. Em torno de 400 quilos de alimentos foram recebidos entre arroz, macarrão, fubá, óleo de soja e outros artigos.

 

Promovido pela Lafi Cosméticos, o Fashion Hair aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de junho, movimentando a economia do município através da ocupação de hotéis e pousadas, estabelecimentos de alimentação, bares, boates, lojas e shopping. O evento ditou moda de tendências mundiais no segmento da beleza e cumpriu seu papel social com a parcela socialmente carente da população de Lages.

 

Os gêneros alimentícios angariados serão destinados aos sopões preparados para serem servidos voluntariamente em refeições a pessoas vulneráveis economicamente. São 32 os bairros e loteamentos beneficiados, de ponta a ponta da cidade, com os pratos quentes oferecidos de segunda a sexta-feira. São amparadas cerca de oito mil famílias, chegando-se a aproximadamente 16 mil pessoas. E para desenvolver esse serviço, o Lages 100 Fome conta com o apoio de cerca de 330 voluntários, que têm como pagamento a satisfação e a consciência social de ter ajudado ao próximo com sua mão de obra e seu olhar de amparo, se despindo de rótulos e de crenças individuais.

 

As sopas são compostas por ingredientes nutritivos e substanciais, além de outros artigos doados, como arroz, fubá, quirera, macarrão, repolho, cenoura, batata e frango. Além de famílias, são atendidos idosos das casas Asilo Vicentino, Lar Menino Deus e Saseadla, bem como do Centro-Dia do Idoso, coordenado pela Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt).

 

Parceria há 14 anos

 

O filho do proprietário da Lafi Cosméticos, Luiz Figueiredo, participou da entrega. O gerente financeiro da empresa, Gabriel Vanderlinde de Figueiredo, explica que na ocasião da festa o ingresso era um quilo de alimento não perecível. "Nossa contribuição faz bem para quem recebe, mas também a quem doou. É uma missão que cumprimos com prazer a cada ano", declara Gabriel.

 

O coordenador do Lages 100 Fome e da Associação Bom Samaritano, Nilson Buogo, explica que no Fashion Hair é tradição a realização da coleta ao Lages 100 Fome. O Fashion Hair é o mais tradicional doador. No dia em que o Lages 100 Fome foi fundado, há 14 anos, a empresa doou uma carga com cerca de 750 quilos de alimentos.

 

Segundo a secretária Mauren Santos, há um convênio das entidades com a prefeitura. "Somos parceiros naquilo em que podemos contribuir", reitera Mauren. O fundador da entidade, Ari Martendal, prestigiou a entrega. As pessoas interessadas em fazer doações às entidades podem entrar em contato com Nilson Buogo pelo número 9924-8730 e informar-se sobre os procedimentos.

 

Padaria beneficente e roupas para crianças

 

A prefeitura colabora com as duas instituições - Lages 100 Fome e Bom Samaritano, através do convênio que direciona mensalmente R$ 16.500,00 (somadas as duas entidades), além de diversas outras. O Banco de Alimentos, administrado pela Secretaria de Assistência Social, auxilia com a entrega de gêneros alimentícios.

 

A Associação Bom Samaritano está localizada na rua Irmã Laurinda, na mesma edificação do Lages 100 Fome. Com ela é posta em prática os trabalhos da padaria beneficente, em que são distribuídos mais de 1.200 pães por dia. Porém, a parte fabril está no bairro Habitação. Famosa em Lages por suas atividades sociais de amor ao próximo, Olimpia Susin Buogo, esposa de Nilson, é uma das peças-chave dessa engrenagem social.

 

Ela atende à padaria e um segundo trabalho, também manual, com amplos toques de humanização e respeito ao ser humano. Consiste na costura de casaquinhos, calças, camisetas, conjuntos, roupões, fraldas, panos de boca e edredons para crianças carentes de Lages. Para se ter ideia, em 2015 foram doados 1.980 conjuntos (blusa, calça e camiseta). Toda a movimentação é rigorosamente registrada na ponta da caneta em cadernos ao longo do ano, com assessoria de um contador.

 

Entre os contemplados com as doações estão alunos de Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims). "Nós tínhamos esse trabalho montado em uma salinha da nossa casa, contudo, nos mudamos para o Centro para facilitar, até porque é melhor para se encontrar voluntários", pontua Nilson.

 

Segundo Olimpia, na parte de costura são sete mulheres voluntárias. "Tudo se aproveita. As lojas nos doam retalhos e conseguimos fazer peças lindas e quentinhas. O que falta a gente se une e compra, como uma fibra para edredom. Para ajudar a manter essa chama acesa são promovidos dois brechós por ano - um no verão e outro no inverno", explica. Entre os colaboradores estão as empresas lageanas Puma, VC e Dona Joana.

 
Publicado por Cris Menegon Sex, 26 de Agosto de 2016 08:32

Eleita a melhor franquia do país em 2014 e 2015, a Chilli Beans conquistou esse prêmio pelo bom atendimento e a qualidade dos produtos. São mais de 800 pontos de venda, e um deles está no Lages Garden Shopping.


O forte da loja são os solares para todas as estações. Os relógi [...]

Eleita a melhor franquia do país em 2014 e 2015, a Chilli Beans conquistou esse prêmio pelo bom atendimento e a qualidade dos produtos. São mais de 800 pontos de venda, e um deles está no Lages Garden Shopping.


O forte da loja são os solares para todas as estações. Os relógios também agradam os clientes mais exigentes. As opções de pulseiras, por exemplo, em couro, silicone ou metal dão condições de agradar facilmente os consumidores de peças bonitas.


Na linha vista tem uma série de armações. A loja está trilhando o caminho da ótica. " A partir do último trimestre do ano, vamos começar a receber pedidos de lentes", antecipa o vendedor Rominic Herbe.


Por conta das Olimpíadas no Brasil, a Chilli Beans lançou a linha Play com óculos baseados nos esportes radicais e de quadra. " Um diferencial da nossa loja é a exclusividade nas peças. Não existe mais que duas ou três peças de cada modelo. E toda semana recebemos novidade", reforça.

 
Início
Anterior
1


Vídeo em Destaque

Programa Papo de Mulher - Garota Santa Rosa e a 25ª Gincana
Publicidade

fabianamassas

aguasdepalmas

 

sur

 

garden

 

inu9

 

  

camaro2

 

 

lafi8

 

 

 ecilda

 

anucio1

TELALAGES

caes1

papo mulher