Início Site

Lages: Quase dois mil animais em quatro leilões no Parque Conta Dinheiro

 A qualidade e o grande número de animais são característicos nos leilões promovidos pela Associação e Sindicato Rural de Lages, no Parque Conta Dinheiro. Neste ano, a quantidade de animais para a Feira do Terneiro e da Terneira foi maior que o esperado. O jeito foi organizar três leilões só para a categoria, que soma em torno de 1,7 mil animais. Na distribuição, 700 serão comercializados na primeira etapa, dia 4 de maio, outros 700 na segunda, dia 11 de maio, e mais 300, num terceiro leilão, na segunda-feira (13). Neste mesmo dia, em seguida, ocorre a tradicional Feira de Gado Geral, com mais 250 animais, resultando em quase 2 mil bovinos, em quatro leilões.

Conforme avalia o presidente da entidade, Márcio Cícero Neves Pamplona, a qualidade dos animais a serem comercializados sempre se destaca. Os vendedores são conhecidos e tradicionais. São produtores que investem muito em genética, sanidade e alimentação. “Por isso, o nível dos animais a serem comercializados é excelente. Em razão disso, há uma procura maior”, salienta Pamplona.

Já com relação aos preços, Márcio chama atenção, por entender que agora é a melhor hora para se fazer investimentos, tendo em vista a previsão de aumento dos valores da arroba do boi, e consequentemente aumento de preço nas matrizes, reprodutores e terneiros. “A expectativa é de que a mudança para cima ocorra já no final deste ano e no início de 2025. Então essa é a hora de se fazer investimentos”, ressalta.

Os remates acontecem no Parque Conta Dinheiro, no Pavilhão José Arruda Ramos. Nas duas primeiras etapas, dias 4 e 11, iniciam às 17h. A terceira, na segunda-feira (13), a partir das 19h. Os eventos são abertos ao público, mas também poderão ser acompanhados virtualmente em transmissão da Camargo Agronegócios, e com retransmissão do Lance Rural.

Compartilhar a matéria

Frente fria chega ao Sul do Brasil no final de semana

Mesmo com o fim do El Niño cada vez mais próximo, as chuvas voltaram a se concentrar e a se intensificar sobre a região Sul do país, mas assim como aconteceu durante o período de maior intensidade do fenômeno, as chuvas têm ficado concentradas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O sistema vai se formar a partir de duas áreas de baixa pressão atmosférica no finalzinho desta semana, mas tende a alcançar as primeiras áreas gaúchas na manhã de sábado (27). Os dois sistemas, um no oceano e outro no interior do continente, vão garantir um canal de umidade que tende a se intensificar no final de semana.

Quando a frente fria chegar ao Sul do país nos próximos dias, vai encontrar uma atmosfera quente e úmida, aliás, mais quente que o normal devido a instalação de uma onda de calor sobre o Brasil Central, a qual vai gerar temperaturas elevadas também na região Sul.

Com a chegada da frente fria, um choque entre massas de ar quente e frio vai acontecer, o que será o combustível perfeito para o tempo severo com ventos, trovoadas, descargas elétricas e até eventual queda de granizo, isso sem falar dos altos acumulados de precipitação previstos.

Para o Rio Grande do Sul são esperados maiores acumulados conforme a frente fria avançar, cerca de 175 milímetros podem ser registrados até a noite de segunda-feira (29), não se descartando o potencial para transtornos.

Em Santa Catarina pode chover em forma de pancadas conforme a frente fria avançar, porém, com menor intensidade, com menores acumulados. Enquanto isso, o Paraná vai permanecer com pouquíssima chuva, pois o sistema se afasta antes de espalhar a chuva.

Tempo.com

 

Compartilhar a matéria

Projeto cria regras de controle para pesquisas com seres humanos

O Senado aprovou, nesta terça-feira (23), projeto de lei que cria regras para pesquisas com seres humanos e trata do controle das boas práticas clínicas por meio de comitês de ética em pesquisa (CEPs). O PL 6.007/2023 foi analisado em regime de urgência e agora segue para a sanção presidencial.

O projeto é um substitutivo (texto alternativo) da Câmara dos Deputados ao PLS 200/2015, dos ex-senadores Ana Amélia (RS), Waldemir Moka (MS) e Walter Pinheiro (BA). O texto foi aprovado o relatório do senador Dr. Hiran (PP-RR), relator na CCJ, que dispensou parte das mudanças que haviam sido feitas pelos deputados.

O objetivo dos autores era acelerar a liberação de pesquisas clínicas no Brasil. Para Dr. Hiran, a regulamentação do tema trará mais incentivos para o setor e permitirá a realização de pesquisas que hoje, por falhas na legislação, não podem ser feitas no Brasil. A aprovação, disse o relator, vai beneficiar pessoas que sofrem de doenças de difícil tratamento, como o câncer e doenças raras.

Senado

Compartilhar a matéria

Estado de SC tem maior índice de segurança alimentar do Brasil

Santa Catarina é o Estado com o maior índice de segurança alimentar do Brasil, ou seja, onde se tem menos medo de passar fome, de acordo com a pesquisa sobre Segurança Alimentar da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

O levantamento foi divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (25).

No Estado, cerca de 88% dos domicílios tem segurança alimentar, o que significa a certeza de que se terá alimento no futuro. O número é o maior do Brasil e supera a média do Sul do país, de 83%. Em segundo lugar está o Paraná, com 82,1% e em terceiro o Rio Grande do Sul, com 81,3%.

O Estado com o menor índice de segurança alimentar é o Sergipe, onde apenas 50,8% da população não tem medo de passar fome. Em segundo lugar, está o Pará, com 52,3%, e em terceiro o Maranhão com 56,4%.

 

Compartilhar a matéria

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, na semana passada, o Projeto de Lei 3.214/2023, que defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil. Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A Placa Mercosul, implementada no Brasil em 2021, pode sofrer mudanças nos próximos meses. Um projeto de lei do senador Esperidião Amin (PP-SC), em tramitação no Congresso, quer retomar a obrigatoriedade de exibição de cidade e estado na identificação veicular.

Entenda o projeto

O projeto foi aprovado nesta semana pela Comissão de Assuntos Econômicos e seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ainda teria que passar pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

O projeto de lei de Amin prevê que a regra entraria em vigor somente um ano após sua publicação, produzindo efeitos apenas para os emplacamentos ocorridos após essa data. Ou seja, carros já emplacados continuariam como estão, sem precisar trocar as placas.

Justificativa é de que a retirada do nome do estado e da cidade das placas “dificultou a identificação geográfica dos veículos, o que traz consequências negativas para a adequada fiscalização do trânsito”.

Segundo ele, a identificação da origem facilita a identificação em situações como infrações de trânsito, roubos, furtos e outros crimes relacionados ao veículo.

Projeto do senador catarinense também fala em “senso de pertencimento à região e o orgulho local”. Para ele, a identificação da cidade seria um aviso aos locais que “o ‘visitante’ passa por hesitações no tráfego em cidade que não é a sua”.

Por último, Amin diz que as novas placas facilitariam o levantamento de estatísticas em cidades turísticas sobre a origem de seus visitantes.

Compartilhar a matéria

Crônica: Não gosta de política? Então será governado por quem gosta

Todo o ano eleitoral é a mesma coisa, a imprensa lança jargões, lança candidatos, lança picuinhas, lança ideias e muitas vezes infundadas. Mas entendo, afinal também sou da imprensa e sei como funciona o jogo.

Inegavelmente o Brasil passa por insegurança jurídica e isso afeta todos os setores, e indiscutivelmente, sabemos que algo não anda certo no País tupiniquim. Mas, vamos esquecer o macro e se concentrar no micro? Lages é uma cidade maravilhosa, com potencial, com belezas naturais, mas que politicamente está derrotada, sim nos últimos anos passamos por diversas turbulências.

Lages é um ponto estratégico e algumas empresas (inclusive de fora) entendem assim. Vejo alguns poucos políticos lutando muitas vezes sozinhos, para ajudar a desenvolver a cidade, infelizmente Lages parou no tempo, e parou porquê? Porque votamos errado? Porque somos ingênuos? Ou porque muitos dos políticos que aí estão só pensam no seu umbigo.

Chegou a hora de mudar, temos que aprender a votar, temos que parar de acreditar em coelhinho da Páscoa, parar de acreditar em político falido, parar de acreditar em discursinhos patéticos e parar principalmente de aceitar migalhas em ano eleitoral, pois essas migalhas irão afetar nossos próximos 4 anos.

Nada muda se nós não tomarmos as rédeas eleitorais, tem gente que fala “ Não gosto de Política” Então será governado por quem gosta, e deverá engolir o choro.

A cidade precisa voltar a ter autoestima, voltar a ter empresas querendo se instalar aqui, temos potencial, apenas devemos deixar de acreditar nos velhos e saturados políticos, sabemos do rastro de incapacidade e incompetência do LEGADO deixado para o lageano pagar.

Não estou aqui para julgar ninguém, tão pouco tenho competência para isso, mas pelo menos a mim, nenhum político irá testar minha inteligência. Como dizia minha mãe, “Gato escaldado tem medo de água fria” e olha, que quase me afogaram por algumas vezes, hoje começo a entender o jogo e lutar contra o que acho errado e luto e lutarei ao lado de quem eu acredito.

E se depender mim, vou explicar, mostrar e encorajar o maior grupo de pessoas que eu conseguir, quero escancarar fatos, verdades e situações, porque acredito que posso mostrar alguns caminhos que o lageano não poderá mais trilhar. Quando eu olhar para traz poderei dizer que fiz algo para melhorar essa cidade, cidade que escolhi para morar, para criar meus filhos e que tanto amo.

Agora chegou a vez de você fazer sua escolha, você tem o poder do voto, o poder de mudar tudo, ou prefere ficar mais 4 anos chorando e reclamando? Volte a ter orgulho de morar nesta cidade, tenha orgulho de dizer que seu lugar no mundo é aqui. Lages merece que você seja feliz, aja com inteligência, pense nisso e aja.

Compartilhar a matéria

Audiência Pública promove debate sobre a vacinação da Covid em crianças em Lages

A vacinação de crianças contra a Covid-19 foi pauta da audiência pública da última quinta-feira, 17. O debate aconteceu no Plenário Nereu Ramos, com proposta e presidência do vereador Jair Júnior (Podemos).

Segundo o proponente, a ideia do encontro foi a de discutir juntamente com profissionais e pesquisadores da área da saúde, bem como com a Secretaria de saúde de Lages, a obrigatoriedade da vacina em escolas municipais.

A audiência contou com a participação da população, que manifestou suas dúvidas e sugestões na tribuna. O poder legislativo de Lages reforça a importância de dar voz aos cidadãos Lageanos, para que todos manifestem seus questionamentos e posições acerca do que envolve toda a cidade.

A audiência contou com:

Dr Roberto Zeballos
Médico, mestre e doutor em imunologia – São Paulo

Dr Francisco Cardoso
Médico infectologista – São Paulo

Dr Cássio Guimarães
Médico cardiologista – Brasília

Dr Caio Roberto Salvino
Farmacêutico Bioquímico, Microbiologista Clínico, doutor em saúde pública – Lages

 

Compartilhar a matéria

Neste Feriado (21/04), tem Feijoada da Serra no Clube Princesa da Serra em Lages

Neste FERIADO DE TIRADENTES (21/04), vamos presenciar mais uma FEIJOADA DA SERRA que chega a sua 18ª edição, com o seu segundo dia repleto de muitas atrações especiais e regada da mais gostosa e saborosa Feijoada assinada pelo Chef Miguel Machado, com produtos da AFRIB ALIMENTOS, SEGALA ALIMENTOS E ATACADÃO OFICIAL que será servida das 12h às 14h no Clube Princesa da Serra

Ingressos LIMITADOS e RETIRADAS DE CAMISETAS 👚 nos PONTOS DE VENDA CADASTRADOS: LK CONCEPT, CACAU SHOW (CENTRO) e RAPHAELLA BOOZ.

⏰ ABERTURA DOS PORTÕES: 11h30.
🔚 ENCERRAMENTO: 22h00.

👉 As primeiras 200 mulheres que chegarem ganharam COPOS PERSONALIZADOS da FEIJOADA DA SERRA e os 200 homens ingressos do CINEMARK. 😍

☀️ A previsão do tempo é de boas temperaturas e muito SOL, garantindo um clima perfeito para a melhor festa.

🎤 Muita música boa com Pop Rock com Gabriel Dias, Sertanejo com Tay & Nara, Pagode do PATTO, Show Nacional com Serginho Moah (Vocalista do Papas da Língua), muito FUNK e ELETRÔNICO com DJ COMAI ROCHA pra encerrar esse dia perfeito!

O Clube Princesa da Serra fica localizado na
📍 R. Vítor Alves de Brito, 474-538 – São Miguel, Lages – SC, 88525-300

@feijoadaserra
@vanucordova
@rcnonline_sc
@adjori_sc

https://www.instagram.com/p/C56D6-IrYZm/?igsh=d2w1ZGo5Zm9pMW52

Compartilhar a matéria

Balneário Camboriú e Itajaí recebem primeira etapa do Circuito Catarinense de Padel

Mais de 500 atletas, a partir de 10 anos, são esperados na competição estadual que será realizada de 19 a 21 de abril. No mesmo final de semana, também será disputado o Brasil Padel Tour (BTP), que vai reunir os melhores atletas do Brasil, inclusive, a dupla número um no ranking nacional, Matheus Simonato e Lucas Cunha.  O evento tem patrocínio da EMBRAED Empreendimentos.

“O padel é uma modalidade esportiva muito difundida no exterior e que está em ascensão no Brasil. Inclusive, é muito apreciada pelos clientes da EMBRAED e por pessoas que visitam a nossa cidade, tanto que temos 3 empreendimentos com quadras oficiais de padel: Hyde e Alaia, em Balneário Camboriú, e o Solaia, em Maringá. Além disso, estimular o bem-estar e a qualidade de vida fazem parte dos propósitos da empresa e por isso valorizamos eventos como este”, comenta a CEO da EMBRAED, Tatiana Rosa Cequinel.

Em Itajaí os jogos serão disputados no Central padel (Rua Lauro Muller, 1317 – Fazenda) e no Itamirim Clube de Campo (Rua José Gall, 1106 – Ressacada). Já em Balneário Camboriú o campeonato será realizado na Arena BC (Avenida dos Tucanos, 286 – Ariribá) e no MVB (Rua Biguaçu, 15 – Municípios).

Rotas Comunicação

Compartilhar a matéria

Estudo sobre prevenção de cheias em Lages foi apresentado na ACIL

Os constantes alagamentos que ocorrem em Lages em decorrência das chuvas e a busca por uma solução levou a diretoria da Associação Empresarial de Lages a convidar o professor Silvio Luis Rafaeli Neto, para apresentar um levantamento feito por ele, que aborda a questão dos constantes alagamentos em Lages devido às chuvas.

Durante a apresentação, o professor utilizou três maquetes para ilustrar as bacias hidrográficas do Rio Carahá, do Rio Caveiras e do Rio Ponte Grande, destacando os pontos críticos. O estudo realizado em 2019, aponta como possíveis soluções a construção de uma barragem próxima à BR-116, entre Lages e Painel, com um custo aproximado de R$ 75 milhões e a implantação de um túnel entre a chácara Asa Verde e o Morro Grande, estimado em R$ 30 milhões. Ele também sugeriu a realização de uma drenagem sustentável no Rio Carahá como medida paliativa.

O empresário Denys Krzizanowski sugeriu a criação de uma comissão para tratar exclusivamente sobre este assunto. “Existem soluções para ajudar a reduzir isso os alagamentos e enchentes. Sabemos que este problema não será resolvido do dia para noite, mas precisamos dar o primeiro passo”, declarou.

Compartilhar a matéria