Aproveite o melhor do Portal Cris Menegon! Mantenha seu Navegador sempre atualizado. Baixe o Internet Explorer 9
  • bm3 comunica

  • novobm3

Encontre no portal
AGRONEGÓCIO
Publicado por Cris Menegon Qua, 06 de Setembro de 2017 08:19

Com o intuito de promover a gastronomia de Lages e melhorar o desempenho e a competitividade das empresas que atuam neste segmento, a Associação Empresarial de Lages (ACIL), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL) e o Sebrae/SC uniram forças e criaram o Núcleo Gastronômico de Lages.

 

O terceiro encontro do núcleo aconteceu na manhã desta terça feira, 05/09, na ACIL, ocasião em que foram debatidas algumas demandas levantadas pelos nucleados, como a qualificação da mão de obra, a criação de roteiros atrativos e diferenciados para promoção das gastronomia local, maior representatividade junto a instituições e governos, entre outros.


Durante a reunião também foram eleitos, por aclamação, os empresários Ruan Rangel como coordenador e Romualdo Boher como vice coordenador.

9GD08Q2P

 
Publicado por Cris Menegon Sáb, 02 de Setembro de 2017 08:46

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Resíduos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu ao governo de Santa Catarina o direito da exploração da Base Avançada de Pesquisa do município de Painel, conhecida também como Estação de Piscicultura. Há mais de seis anos ela estava desativada, embora conservada por funcionários do Instituto. Mas, a história do lugar mudou a partir da transferência de domínio oficializada na manhã desta sexta-feira (1°), em ato realizado junto à BAP, com a presença do governador Raimundo Colombo, prefeitos da região e de representantes do próprio Ibama. A condução do complexo ficará sob responsabilidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) de Lages.

ssdew

 
Publicado por Cris Menegon Seg, 14 de Agosto de 2017 08:14

Na moção legislativa 188/2017, o vereador Bruno Hartmann (PSDB) aplaude o senhor Anderson Fabiano Varela pelo pioneirismo e ousadia pela produção da cerveja artesanal Frostbier, em especial, pela variedade que utiliza o pinhão, fruto símbolo de Lages, em sua composição.


Há doze anos atuando na produção de cerveja artesanal, Fabianinho (como é conhecido) criou uma linha de bebidas batizada de Frost, "geada" em inglês, em homenagem a Serra Catarinense. Com uma produção de seis a oito mil litros/mês, a cerveja Frostbier é vendida para todo o país, elevando Santa Catarina a posição de destaque nacional, especialmente por ser precursor na produção da cerveja de pinhão, além de divulgar e compartilhar Brasil afora o costume, a cultura e a tradição lageana.

Lageano é pioneiro no país na produção de cerveja a base de pinhão 1

Foto: Pablo Gomes


Atualizado em Seg, 14 de Agosto de 2017 15:21
 
Publicado por Cris Menegon Sáb, 05 de Agosto de 2017 09:38

Três volumes de documentos fruto de vários anos de pesquisas e catalogação de dados resultou no dossiê que pleiteia a Indicação Geográfica (IG) do Queijo Artesanal Serrano (QAS), foram entregues ao chefe da Seção de Difusão Regional de Santa Catarina, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, Araken Alves de Lima. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (04) durante Seminário de Indicação Geográfica, no Orion Parque Tecnológico.

20638299 1944938465783504 7114063737210441108 n

Mais de 300 pessoas principalmente produtores de queijos prestigiaram a solenidade, pois poderá ser a primeira certificação desta natureza para queijos do Brasil. A região geográfica delimitada como produtora do QAS abrange os Campos de Cima da Serra e compreende os 18 municípios da Amures e 16 da região nordeste do RS, totalizando 34 mil quilômetros quadrados.

20604502 1944930742450943 148494335515461015 n

São aproximadamente 3,5 mil famílias, sendo 2.000 em Santa Catarina e 1.500 no Rio Grande do Sul, que produzem o queijo utilizando somente leite da propriedade. Ele faz parte da tradição, da alimentação e da renda das famílias da região desde 1.700. Agora é aguardar a análise e o parecer definitivo do Instituto Nacional de Propriedade Industrial para que o Queijo Artesanal Serrano se transforme em referência nacional de Indicação Geográfica.

Informações Óneris Lopez

 
Publicado por Cris Menegon Sex, 04 de Agosto de 2017 08:13

Em Santa Catarina são desenvolvidas geneticamente as melhores sementes e mudas para a produção dessas árvores. Equipamentos das melhores marcas para colheita mecanizada estão disponíveis, com produtos e serviços, em todas as regiões produtoras. Tudo isso faz de Santa Catarina um estado promissor para o segmento florestal e madeireiro.

 

Dentro desse cenário, dois eventos importantes relacionados ao tema acontecerão em Florianópolis, entre os dias 04, 05 e 06 de setembro. Para apresentar um panorama do setor e as oportunidades de negócio que ele possibilita, a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e a Câmara de Desenvolvimento da Indústria Florestal (CADIF) da FIESC, marcaram para o dia 05 de setembro, o primeiro FlorestaSC.

 

O FlorestaSC ocorre dentro da programação do III Congresso de Ciência e Tecnologia da Madeira (CBCTEM), que acontece nos dias 04, 05 e 06 de setembro. O CBCTEM é realizado pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira (SBCTEM) e, em sua terceira edição, é organizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

logo congresso eng florestal

SERVIÇO
O que: III CBCTEM e I FlorestaSC
Quando: 03, 04 e 05 de setembro
Onde: Fiesc (Florianópolis/SC)
Para mais informações acesse:
www.acr.org.br
www.cbctem2017.galoa.com.br

 
Publicado por Cris Menegon Qui, 03 de Agosto de 2017 11:38

Foi publicada nesta terça-feira (1º) no Diário Oficial da União, a Medida Provisória 793 que permite a renegociação dos débitos dos produtores rurais com o Funrural e reduz a alíquota desta contribuição social a partir de 1º de janeiro de 2018.

 

O deputado federal Celso Maldaner (PMDB/SC) explica que após diversas audiências realizadas pela Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA e pela Comissão da Agricultura e Reforma Agrária à qual é membro titular, a medida corrige distorções na contribuição previdenciária do setor rural permitindo um acerto de conta "refis" e que os interessados devem protocolar a adesão até 29 de setembro. A MP cria um programa que permite a renegociação dos débitos dos produtores rurais e dos adquirentes da sua produção junto à Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), até 30 de abril.

20170703112221Kw0GIuoVCr

 
Publicado por Cris Menegon Ter, 01 de Agosto de 2017 08:10

O processo para obtenção da Indicação Geográfica (IG) do Queijo Artesanal Serrano (QAS) entra em sua fase final nesta semana. Na sexta-feira, 4, acontece em Lages o Seminário de Indicação Geográfica (IG), quando será entregue ao Instituto Nacional de da Propriedade Industrial (INPI) o dossiê que reúne toda a documentação, que vai embasar a avaliação da instituição sobre concessão ou não da Indicação. O evento ocorre no Orion Parque Tecnológico da Serra Catarinense, a partir das 14h30min.

queijo9

 
Publicado por Cris Menegon Sex, 21 de Julho de 2017 08:23

O prefeito Antonio Ceron, acompanhado dos secretários de Planejamento e Obras, Clayton Bortoluzzi, e de Agricultura e Pesca, Osvaldo Uncini, visitou, na manhã desta quinta-feira (20), a Ekomposit do Brasil S/A - Madeira & Produtos Engenheirados. Foram recebidos pela diretoria da empresa.

 

O objetivo, além de conhecer, formalizar o primeiro contato visando estreitar a possibilidade para uso de parte da produção em obras estruturais de grandes e pequenas construções, especialmente em pontes do interior e da área urbana. Entre os dirigentes da empresa estavam o diretor presidente, Carlos Maciel; o diretor industrial, Fernando José Fuganti; o presidente do Conselho Deliberativo, Valdir Ribeiro, e o sócio investidor, Paulo Cesar da Costa.

Visita à Ekomposit pode resultar em parceria com o Município 2

Na opinião do prefeito Antonio Ceron há possibilidade de que uma parceria seja firmada, por se tratar de um produto pioneiro na região. Ceron evidencia a necessidade de que seja verificada a viabilidade econômica, mas que a empresa poderá vir a fazer parte do grupo de fornecedores do Município.

 
Publicado por Cris Menegon Ter, 04 de Julho de 2017 08:14

A deputada federal Carmen Zanotto, recebeu a missão de levar para Brasília filés de truta que são produzidos aqui na Serra Catarinense. O pedido foi feito pela senadora Ana Amélia Lemos do Rio Grande do Sul que esteve recentemente em Lages.

 

A deputada Carmen Zanotto comenta que é importante divulgar o que é produzido aqui na Serra Catarinense, pois contribui com o crescimento da economia da região. Ela recebeu as trutas do empresário Wilson Isidoro, proprietário do Frigorífico Belo Peixe, de Lages.

truta22l

 

Mais um produto da serra catarinense ganhando a esfera em Brasília, semana passada foi a cerveja de pinhão (genuinamente lageana) citada em plenário pelo Deputado Celso Maldaner.

pinhaocerveja


Atualizado em Ter, 04 de Julho de 2017 08:30
 
Publicado por Cris Menegon Seg, 03 de Julho de 2017 07:57

A vinícola Villaggio Grando, em Água Doce, recebeu mais uma saída de campo do projeto História & Vitivinicultura. O projeto, que é desenvolvido desde 2015 pelo professor Gil Karlos Ferri, consiste na realização de visitas guiadas as vinícolas catarinenses com os alunos da Escola Padre Antônio Vieira, de Anita Garibaldi. Na última etapa, ocorrida em 28 de junho, os estudantes estiveram aprendendo de forma interativa com a enóloga Alana Foresti e o empresário Guilherme Grando.

villlo

Durante a visitação, além da produção dos vinhos e espumantes, os alunos puderam compreender os diversos setores que a vitivinicultura movimenta, sobretudo economia, turismo, empreendedorismo e desenvolvimento regional. Ao final da atividade, os estudantes realizaram um picknick com suco de uva integral, e curtiram o pocket show do cantor sertanejo Junior Villa, tudo isso com um pôr do sol espetacular.

Prof. Gil Karlos Ferri

villa2222

villl0p

 
Publicado por Cris Menegon Seg, 26 de Junho de 2017 09:35

O Queijo Artesanal Serrano (QAS) recebeu a primeira colocação no II Concurso de Buenas Prácticas en Agricultura Familiar. A entrega do prêmio aconteceu na quinta-feira, 22, durante a Primeira Conferência da Agricultura Familiar, realizada em Olmué, no Chile. O presidente da Epagri, Luiz Hessmann, e a extensionista Andréia Meira Schlickmann, representaram a Empresa na premiação.

 

queijoserrano091

 

A experiência da Epagri concorreu com outras cem, divididas em quatro categorias. Somente oito foram premiadas.

 
Publicado por Cris Menegon Qui, 25 de Maio de 2017 08:15

No dia 25 de maio, Santa Catarina foi comemorando 10 anos do reconhecimento como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Em discurso na Tribuna da Câmara na última quarta-feira (24), o deputado federal Celso Maldaner (PMDB/SC) ressaltou que a última ocorrência de febre aftosa no estado ocorreu em 1993, completando também 24 anos sem registro de foco da doença, se tornando o único do país a conquistar esse status sanitário diferenciado.

 

Maldaner explica que erradicar a doença e buscar a certificação foi um caminho longo, porém fundamental para que o estado se tornasse o maior produtor nacional de suínos e o segundo maior produtor de aves, chegando aos mercados mais exigentes do mundo.

 

O parlamentar reconheceu o trabalho realizado pelo governo e iniciativa privada que mantem um controle sanitário eficiente a fim de evitar a entrada do vírus. "São 63 barreiras sanitárias da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa) fixas nas divisas com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina que controlam a entrada e a saída de animais e produtos. Essa parceria entre produtores, agroindústrias e Governo é essencial para a realização de um trabalho que permite exportar a nossa carne para os principais países do mundo", destacou Maldaner.

Raquely Benedet Cella

 
Início
Anterior
1
Página 1 de 74

Vídeo em Destaque

Programa Papo De Mulher: Entrevista com a Fotografa Eliane Teló - CrisMenegon #FotosSensuais
Publicidade

 

 

 banner inverno 2 unifacvest 320x85

  

 

camara2015ok

 

 

 

 

anucio1

TELALAGES

caes1

papo mulher