Aproveite o melhor do Portal Cris Menegon! Mantenha seu Navegador sempre atualizado. Baixe o Internet Explorer 9
  • bm3 comunica

  • novobm3

Encontre no portal
CULTURA
Publicado por Cris Menegon Dom, 28 de Maio de 2017 09:49

Na próxima quarta-feira (31/05) acontece o projeto Diálogos Urgentes, em que será exibido o documentário "Últimas Conversas", último da carreira de Eduardo Coutinho, um dos mais importantes cineastas brasileiros. Após a sessão, haverá um bate-papo com convidados ligados ao tema do filme [...]

Na próxima quarta-feira (31/05) acontece o projeto Diálogos Urgentes, em que será exibido o documentário "Últimas Conversas", último da carreira de Eduardo Coutinho, um dos mais importantes cineastas brasileiros. Após a sessão, haverá um bate-papo com convidados ligados ao tema do filme e comunidade, para fomentar a reflexão através do cinema.
Mais informações podem ser conferidas no release em anexo.

 

SERVIÇO


Data: 31/05/2017 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Vidal Ramos - Sesc (R. Vidal Ramos Junior, 152, Centro)
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada: gratuita (agendamentos de turmas de escolas, universidades ou outras instituições podem ser realizados através do telefone 3222-4271)
Sinopse: Em "Últimas Conversas", o diretor entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre as suas vidas atuais e expectativas para o futuro. A obra traça um mosaico de uma parcela da juventude brasileira e aborda temas como religião, falência da educação tradicional, bullying, assédio sexual, racismo e amor. Coutinho faleceu antes de finalizar o filme e o projeto foi assumido pela montadora Jordana Berg e pelo cineasta e produtor João Moreira Salles.

 
Publicado por Cris Menegon Sáb, 27 de Maio de 2017 10:11

No dia 17 de junho, penúltimo dia da 29ª Festa Nacional do Pinhão, uma atração promete evidenciar a história e cultura da cidade. Trata-se de três passeios históricos com o objetivo de reviver fatos do município baseado na obra do lageano Licurgo Costa, "O Continente das Lagens". Os hor [...]

No dia 17 de junho, penúltimo dia da 29ª Festa Nacional do Pinhão, uma atração promete evidenciar a história e cultura da cidade. Trata-se de três passeios históricos com o objetivo de reviver fatos do município baseado na obra do lageano Licurgo Costa, "O Continente das Lagens". Os horários disponíveis serão: às 10h, 13h30 e 15h30, com duração de 40 minutos cada, todos gratuitos. A saída será sempre do Recanto do Pinhão.

 

Em atividade desde 2010, a Sociedade Histórica Destherrense (SHD) tem um objetivo: levar as pessoas a se apaixonarem pela sua própria história. O grupo de pesquisas, coordenado por um núcleo de historiadores, se dedica à reconstrução histórica e prática que consiste em pesquisar e reconstituir os aspectos da vida em outras época

 
Publicado por Cris Menegon Sáb, 27 de Maio de 2017 10:06

Um projeto de arte e cultura que envolve dezenas de crianças no município será retomado em algumas semanas. O coral das Escolas de Educação Básica Mutirão e do Santa Helena, que deverá passar por algumas reestruturações, continuará encantando a comunidade lageana. Para apresentar as mu [...]

Um projeto de arte e cultura que envolve dezenas de crianças no município será retomado em algumas semanas. O coral das Escolas de Educação Básica Mutirão e do Santa Helena, que deverá passar por algumas reestruturações, continuará encantando a comunidade lageana. Para apresentar as mudanças aos pais e alunos da Escola Mutirão, será realizada uma reunião na próxima segunda-feira (29), a partir das 18h. Em outra data será realizada uma reunião também na Escola do Santa Helena.

 

Para atender as exigências da legislação, o município lançou editais de credenciamento de projetos e contratação de profissionais. Através da Secretaria de Educação foi disponibilizado no dia 12 de maio, a Portaria 245/2017 para contratação de profissionais que irão atuar neste ano em projetos de atividades extracurriculares (desenho/pintura, rádio/TV, futsal, dança, contação de histórias, orquestra/sopro, canto coral, instrumentista/cordas/teclado, banda fanfarra e xadrez). A inscrição dos profissionais e dos projetos ocorreu nos dias 16, 17,18 e 19, conforme pode ser constatado no referido edital. Além da documentação pessoal, os candidatos também deveriam apresentar cópia do diploma de curso de nível superior ou da conclusão do magistério.

 

Com propósito semelhante, a Fundação Cultural de Lages abriu uma chamada para credenciamento de instrutores artísticos através do Edital nº 01/2017, que também tinha como objetivo a contração de profissionais para as modalidades de artes plásticas, artes cênicas, atividades áudio visuais dança, música.

 

A continuidade e a expansão de projetos nas áreas da cultura, esporte e educação são prioridades na gestão do prefeito Antonio Ceron e do vice Juliano Polese. Na semana passada foi lançado o projeto Lages Melhor. A ideia concebida pelo prefeito Antonio Ceron tem como objetivo proporcionar atividades artísticas e esportivas para crianças e adolescentes diretamente nos bairros.

 
Publicado por Cris Menegon Sex, 26 de Maio de 2017 09:25

Artesãos de Santa Catarina terão a oportunidade de expor suas obras na 18ª Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte), que ocorre entre os dias 6 e 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

 

A Secretaria de Estado da Assistência Social, T [...]

Artesãos de Santa Catarina terão a oportunidade de expor suas obras na 18ª Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte), que ocorre entre os dias 6 e 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

 

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), por intermédio da Coordenação Estadual do Artesanato de Santa Catarina, abriu um processo de seleção para os interessados. Serão disponibilizadas 12 vagas para artesãos (homens e mulheres) que poderão levar suas produções para divulgação e comercialização na feira.

 

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin, destacou a importância do evento. "Esta feira é considerada a maior feira de artesanato da América Latina, e terá durante os 11 dias de evento peças e produtos de todo o Brasil e de vários lugares do mundo. Para mim, o melhor lugar para estimular o potencial de crescimento dos nossos artistas".

 

Conforme informações do coordenador Estadual do Artesanato de Santa Catarina, Thiago Chaves, as inscrições serão realizadas até o dia 1º de junho. Ele explica que o edital é divulgado no site da secretaria.

 

As inscrições podem ser feitas de forma presencial na sede da SST, via sedex pelos correios ou por e-mail no endereço virtual Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 
Publicado por Cris Menegon Sáb, 20 de Maio de 2017 08:45

Na noite desta quinta-feira (18), o Prefeito Antonio Ceron lançou o Projeto "Lages Melhor", na sede da Associação de Moradores do bairro Santa Mônica. Esta ação tem por objetivo oferecer de forma gratuita aulas de Balé, Street Dance, Coral e Violão em comunidades afastadas da região cent [...]

Na noite desta quinta-feira (18), o Prefeito Antonio Ceron lançou o Projeto "Lages Melhor", na sede da Associação de Moradores do bairro Santa Mônica. Esta ação tem por objetivo oferecer de forma gratuita aulas de Balé, Street Dance, Coral e Violão em comunidades afastadas da região central de Lages. O desenvolvimento e execução do Projeto é de responsabilidade da Fundação Cultural (FCL), através da Escola de Artes Elionir Camargo Martins.

 

Acompanhado do superintendente da FCL, Gilberto Ronconi, o prefeito citou aos pais, alunos e comunidade em geral, a importância de ofertar a cultura nos bairros, perto das crianças e adolescentes que não têm condições de se deslocarem até o centro da cidade. "Outra inovação, que será implantada em breve, será a atividade esportiva no contraturno das Escolas da rede pública municipal, ou seja, vamos ocupar o tempo desta garotada com atividades que fazem e trazem o bem".

 

Na aula inaugural do Projeto "Lages Melhor", no bairro Santa Mônica, os professores Kelvin Roger, Maria Eduarda e Philipe apresentaram uma aula rápida de Balé e Street Dance, para os pais e alunos já matriculados.

 

Para o superintendente Gilberto Ronconi, o projeto resgata uma ideia e determinação do prefeito em facilitar a vida das pessoas que mais precisam da ajuda do poder público. "O Lages Melhor contempla a comunidade com cultura, integra a comunidade e revela novos talentos. Estamos muito felizes com acolhida do bairro Santa Mônica e sabemos que nos outros bairros também teremos sucesso", comentou.

 

Matrículas

 

Os interessados em participar do Projeto "Lages Melhor" devem procurar nos pólos de atendimento os coordenadores para efetivarem as suas matrículas. A participação é livre e de forma gratuita.

Os primeiros Bairros a receber o Projeto Lages Melhor são:

Habitação

Santa Mônica

São Francisco

São Paulo

Vila Maria

 
Publicado por Cris Menegon Qui, 18 de Maio de 2017 09:09

O lançamento do projeto Lages Melhor está programado para esta quinta-feira (18) na sede da Associação de Moradores do Bairro Santa Mônica. Neste núcleo as aulas serão de balé, street dance, coral e violão. Para o lançamento desta quinta-feira, às 19 horas, a Escola de Artes programa a [...]

O lançamento do projeto Lages Melhor está programado para esta quinta-feira (18) na sede da Associação de Moradores do Bairro Santa Mônica. Neste núcleo as aulas serão de balé, street dance, coral e violão. Para o lançamento desta quinta-feira, às 19 horas, a Escola de Artes programa apresentação de uma aula rápida de balé e street dance, com os professores Kelvin Roger, Maria Eduarda e Philipe Faria.

 

A ideia concebida pelo prefeito Antonio Ceron tem como objetivo proporcionar atividades culturais para crianças e adolescentes diretamente nos bairros. "Queremos uma Lages Melhor em todos os aspectos, para as crianças e jovens, e isso pode ser possível através da prática de atividades artísticas e esportivas. Por isso, vamos criar oportunidades para que eles possam desenvolver e expressar suas habilidades, independentemente da condição social ou financeira da família", destaca Ceron.

 

Na área da cultura, a parceria com as associações de moradores e outras entidades será fundamental. Isso porque os locais dos cursos e a organização das turmas serão de responsabilidade das entidades parceiras. As aulas serão ministradas pelos instrutores habilitados pelo edital de credenciamento da Fundação Cultural de Lages. Nessa primeira fase o Programa Lages Melhor contempla os bairros Habitação, Santa Mônica, São Francisco, São Paulo e Vila Maria.

 

Serviço

Dia: 18 - quinta-feira

Evento: Lançamento do Programa Lages Melhor

Local: Associação de Moradores do Bairro Santa Mônica

Hora: 19h

 
Publicado por Cris Menegon Qui, 18 de Maio de 2017 08:39

A Semana de Museus é um evento que acontece em todo o país a contempla os mais de três mil museus de norte a sul do Brasil. Em Lages, a programação se estende até o dia 20 de maio com visitações e atividades nos locais de registro de memória da cidade. Memorial Nereu Ramos, Museu Ferrovi [...]

A Semana de Museus é um evento que acontece em todo o país a contempla os mais de três mil museus de norte a sul do Brasil. Em Lages, a programação se estende até o dia 20 de maio com visitações e atividades nos locais de registro de memória da cidade. Memorial Nereu Ramos, Museu Ferroviário, Museu Malinverni Filho, espaço Cultural Alceu Reche e Museu Thiago de Castro (MTC). A proposta da Fundação Cultural e equipe do MTC nesta edição de 2017 é proporcionar para os visitantes, estudantes e turistas a experiência de conhecer as histórias através do teatro.


O hall do MTC e o Auditório Mario Augusto de Sousa na FCL são os palcos de diversas apresentações. No segundo e terceiro dia de apresentações, mais de 300 pessoas, entre estudantes, turistas e comunidade já presenciaram as performances dos bonecos "Velho Thiaguito e Perguntador" e do espetáculo "Casos e Causos" e passaram pelos Museus Malinverni Filho e todos os outros locais que fazem parte do circuito da Semana.


Instituições lotam museus


Nesta quarta-feira (17), alunos do CRAS IV (Centro de referência de assistência social) do bairro Tributo, escola Aprender Brincando, Escola Itinerante Correia Pinto, APAE Lages e CEJA (Centro de educação de jovens e adultos) estiveram presenciando o espetáculo "Casos e Causos". Pelas manhãs, no Museu Thiago de Castro estudantes do ensino fundamental podem acompanhar o teatro de bonecos com os personagens "Velho Thiaguito e Perguntador" antes das visitas guiadas ao museu.


Para o diretor do MTC, Ader Godoy, o retorno do público tem sido surpreendente, "estamos recebendo uma média de 60 pessoas por sessão. Com isso, conseguimos transmitir história e chamar mais pessoas para os museus," comenta.


Programação para a quinta-feira (17):


9h30 – Memorial Nereu Ramos – visita guiada com alunos acima de 10 anos, interatividade com a guia Maria Apolinária e a realeza da Festa Nacional do Pinhão;
14h30 – Museu Thiago de Castro – visita guiada com teatro de bonecos;
20h – Auditório Mario Augusto de Sousa (FCL) – espetáculo "Casos e Causos".

 
Publicado por Cris Menegon Qua, 17 de Maio de 2017 11:54

Além de muito mais charmoso na Serra Catarinense, pela neve e pelos eventos esportivos e gastronômicos, o Inverno tem também o Festival Internacional de Música.


E paralelamente às apresentações no Teatro Marajoara, o Festival disponibiliza Master Classes para músicos inician [...]

Além de muito mais charmoso na Serra Catarinense, pela neve e pelos eventos esportivos e gastronômicos, o Inverno tem também o Festival Internacional de Música.


E paralelamente às apresentações no Teatro Marajoara, o Festival disponibiliza Master Classes para músicos iniciantes ou em formação, que assim podem ter a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em Piano, Percussão e Canto Coral.


As aulas de Cordas & Sopros serão no Colégio Bom Jesus, enquanto as de Piano serão em residências particulares.


Inscrições e Bolsa


Inscrições regulares até 30 de Junho e serão aceitas pessoalmente até domingo dia 16 de Julho na recepção do festival das 9 às 17 h. A bolsa consiste em hospedagem e alimentação durante o período do Festival Internacional Música na Serra. Veja regulamento no site do festival:

 

http://www.musicanaserra.com.br/inscricao

 

Fonte: Blog do Barão


Atualizado em Qua, 17 de Maio de 2017 11:56
 
Publicado por Cris Menegon Ter, 16 de Maio de 2017 10:01

A missão foi a divulgação da 29ª Festa Nacional do Pinhão, da 17ª Sapecada da Serra Catarinense e da 25ª Sapecada da Canção Nativa

 

Neste sábado (13), a rainha Kátia Martins e as princesas Jessica Quinatto e Laura Koeche, estiveram na cidade de Esteio, no Rio Gran [...]

A missão foi a divulgação da 29ª Festa Nacional do Pinhão, da 17ª Sapecada da Serra Catarinense e da 25ª Sapecada da Canção Nativa

 

Neste sábado (13), a rainha Kátia Martins e as princesas Jessica Quinatto e Laura Koeche, estiveram na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, participando da edição 2017 do Villa Mix Festival. A missão foi a divulgação da 29ª Festa Nacional do Pinhão, da 17ª Sapecada da Serra Catarinense e da 25ª Sapecada da Canção Nativa, que será realizada de 9 a 18 de junho.

 

O Festival, caracterizado por ser o maior festival sertanejo do Brasil, tem investido na mistura de gêneros musicais e, neste ano, além das duplas sertanejas Jorge & Mateus, Simone & Simaria e Matheus & Kauan, subiram ao palco como principal atração a estrela da música axé, Ivete Sangalo. Entre os artistas escalados estavam ainda Jonas Esticado, uma das revelações do forró, e o DJ Alok, que despontou na música eletrônica internacional. Completaram a escalação Jefferson Moraes, Lucas & Felipe e Larissa Lahw.

 
Publicado por Cris Menegon Ter, 16 de Maio de 2017 08:48

Neste domingo Lages finalmente irá receber AS AVENTURAS DE LADYBUG, o espetáculo infantil que é a febre entre as crianças. Às 15hs no Teatro Municipal Marajoara.

 

R$ 25,00 (meia entrada). Crianças até 02 anos não pagam.Situada na moderna Paris, o espetáculos conta a [...]

Neste domingo Lages finalmente irá receber AS AVENTURAS DE LADYBUG, o espetáculo infantil que é a febre entre as crianças. Às 15hs no Teatro Municipal Marajoara.

 

R$ 25,00 (meia entrada). Crianças até 02 anos não pagam.Situada na moderna Paris, o espetáculos conta a história de uma menina adolescente do ensino médio chamada Marinette Dupain-Cheng e seu colega de classe, Adrien. Quando o mal surge, Marinette transforma-se em Ladybug e ganha o poder da sorte, enquanto Adrien se transforma em Cat Noir e ganha o poder da má sorte. No entanto, nenhum deles sabe a identidade secreta do outro. Marinette não faz idéia de que sua paixão da escola, Adrien, é Cat Noir, enquanto Cat Noir não sabe que sua paixão Ladybug é, na verdade, Marinette. Juntos, eles lutam para proteger Paris do misterioso vilão Hawk Moth e sua sinistra ajudante Lady Wi Fi que pretende acabar com a era digital .Ainda contam com Chloé e seu capachinho Sabrina pra atrapalhar a vida deles e comprometem a salvação do planeta. Pra dar um toque especial o espetáculo conta com trilhas de Justin Bieber e Taylor Swift.

 
Publicado por Cris Menegon Sex, 12 de Maio de 2017 08:51

De 15 a 20 de maio, Lages terá mais uma edição da Semana de Museus. Evento que acontece em todo o país anualmente ressalta a importância dos museus para o registro da memória da história e o envolvimento com as pessoas.

 

As atividades começam na segunda-feira (15) à [...]

De 15 a 20 de maio, Lages terá mais uma edição da Semana de Museus. Evento que acontece em todo o país anualmente ressalta a importância dos museus para o registro da memória da história e o envolvimento com as pessoas.

 

As atividades começam na segunda-feira (15) às 13h30 no Museu Thiago de Castro com visita guiada e encenada para a imprensa e autoridades, e a noite, no auditório Mario Augusto de Sousa na Fundação Cultural às 20 horas, o Coral Orquestra Sinfônica de Lages faz apresentação.

 

Além dos eventos do primeiro dia, a Fundação Cultural de Lages através Museu Thiago de Castro aponta uma série de atividades que não só compreenderão visitas ao MTC, mas todos os espaços de memória da cidade, o Museu Malinverni Filho, Museu Ferroviário e Memorial Nereu Ramos receberão visitas. Também haverá homenagens a Alceu Reche, falecido recentemente, que foi idealizador do Espaço cultural que leva o seu nome.

 
Publicado por Cris Menegon Ter, 09 de Maio de 2017 07:46

O CTG Barbicacho Colorado conquistou o 1º lugar na modalidade de Danças Tradicionais Gaúchas na Categoria Adulta da 3 etapa do Festival Nacional da Cultura Gaúcha. Essa é a terceira vez que o grupo adulto do CTG conquista o título. O evento foi realizado durante o 33º Rodeio Crioulo Nacion [...]

O CTG Barbicacho Colorado conquistou o 1º lugar na modalidade de Danças Tradicionais Gaúchas na Categoria Adulta da 3 etapa do Festival Nacional da Cultura Gaúcha. Essa é a terceira vez que o grupo adulto do CTG conquista o título. O evento foi realizado durante o 33º Rodeio Crioulo Nacional do CTG Vale da Amizade, na cidade de Turvo, no sul de Santa Catarina no último fim de semana. As invernadas mirim e veterana do CTG também participaram com apresentações que encantaram o público.

 

Além da premiação máxima da dança, o CTG Barbicacho colorado trouxe na bagagem OITO troféus nas categorias individuais
"É uma grande alegria pra todos nós da família Barbicacho poder participar de um evento consagrado representando muito bem a nossa cidade de Lages. A premiação é o resultado de um grande trabalho de dedicação de todos os integrantes do CTG. Nosso maior objetivo é cultivar a tradição da nossa terra e do CTG mantendo viva a cultura do nosso povo". Explica o Patrão do CTG Barbicacho Colorado, Mário Arruda.

 

FESTIVAL NACIONAL DA CULTURA GAÚCHA

 

O Festival Nacional da Cultura Gaúcha é uma promoção do COFAT - Comitê Organizador de Festivais de Arte e Tradição e o objetivo é promover a integração da cultura gaúcha e catarinense através do canto, da poesia e da dança.

 

Premiações do CTG Barbicacho Colorado em Turvo - SC:

 

1º Lugar - Danças Tradicionais Adulto
2º Lugar Chula Veterano - Júlio Cesar Arruda Antunes
3º Lugar Chula Xirú - Mario Sergio Arruda Antunes
3º Lugar Chula Xirú – Cristian Capistrano de Melo
4º Lugar Chula Adulto - Mateus Kletke Arruda Antunes
2º Lugar Gaita Tecla Juvenil – Higor Souza Muniz
3º Lugar Gaita Tecla Adulto – Gabriel Maculan
3º Lugar Violão Solo Juvenil – Elias Rodrigues de Souza
5º Lugar Violão Solo Juvenil – Bruno Arruda
5º Lugar Solista Vocal Prenda Mirim – Gabriela Santiago Hampel
4º Lugar Solista Vocal Peão Mirim – Arthur Goedert da Silva
1º Lugar Solista Vocal Prenda Juvenil – Ãngela Royer dos Santos
3º Lugar Solista Vocal Peão Juvenil- Higor Souza Muniz
5º Lugar Solista Vocal Peão Juvenil - Bruno David Arruda
4º Lugar Solista Vocal Prenda Adulta – Gisele Santiago Hampel

Schaina Marcon

 
Início
Anterior
1
Página 1 de 43

Vídeo em Destaque

Programa Papo De Mulher: Escolha das Soberanas da Festa do Pinhão 2017
Publicidade

fabianamassas

aguasdepalmas

 

 

garden

 

 

 unifacvestmarco

  

 

camara2015ok

 

 

 

 

anucio1

TELALAGES

caes1

papo mulher