Aproveite o melhor do Portal Cris Menegon! Mantenha seu Navegador sempre atualizado. Baixe o Internet Explorer 9
  • bm3 comunica

  • novobm3

Encontre no portal
EDUCAÇÃO
Publicado por Cris Menegon Qui, 25 de Maio de 2017 08:45

As famílias que foram passear no Lages Garden Shopping no sábado (20) contaram com uma atração diferente para seus filhos, a pista educativa da Diretoria de Trânsito (Diretran), serviço da Coordenação Municipal de Segurança e Trânsito, montada especialmente para que, de forma lúdica e [...]

As famílias que foram passear no Lages Garden Shopping no sábado (20) contaram com uma atração diferente para seus filhos, a pista educativa da Diretoria de Trânsito (Diretran), serviço da Coordenação Municipal de Segurança e Trânsito, montada especialmente para que, de forma lúdica e com entretenimento, os pequeninos possam absorver, desde já, as principais noções de respeito na prática de ir e vir de todos os dias. A ideia fez parte das atividades especiais do Movimento Maio Amarelo.

 

Com as bicicletas, as crianças receberam instruções sobre sinalização vertical e horizontal, uso consciente da faixa de pedestre, uso racional do cinto de segurança, infração do uso de aparelho celular ao dirigir, entre outros pontos, como a entrega de panfletos. Nesta quarta-feira (24) houve palestra educativa Escola de Educação Básica (E.E.B.) Industrial e distribuição de informativos.

 

A agenda do Maio Amarelo é composta por palestras em escolas, panfletagem, adesivação e divulgação maciça em pontos de grande movimentação de público. O trabalho está sendo executado desde o dia 1º de maio e segue até o dia 1º de junho. O laço amarelo exposto em pontos estratégicos da cidade simboliza a campanha internacional.

 

Em Lages, o Maio Amarelo é realizado pela Coordenação de Segurança e Trânsito/Diretoria de Trânsito (Diretran), Sest/Senat e Polícia Rodoviária Federal, com apoio da secretaria municipal da Educação, Gerência Regional de Educação, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil e Fundação Carlos Joffre do Amaral, entre outras instituições, totalizando 38 parceiros.

 

Próximas atividades:

 

26/05 - 22h: Balada pela Vida, com intervenções em bares para orientação

29/05 - 9h: Palestra educativa Escola de Educação Básica (E.E.B.) General José Pinto Sombra

18h: Evento Uniplac

31/05 - 9h: Blitz educativa em frente ao Pronto-Atendimento Tito Bianchini

1º/06 - 19h: Encerramento Câmara de Vereadores

 
Publicado por Cris Menegon Qui, 25 de Maio de 2017 08:11

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Unifacvest realiza várias ações junto à comunidade. Os acadêmicos ajudam a promover o bem-estar social em entidades filantrópicas, auxiliando diversos grupos.


A agenda de atividades inclui um trabalho no Asilo Lar Menino Deus. Os [...]

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Unifacvest realiza várias ações junto à comunidade. Os acadêmicos ajudam a promover o bem-estar social em entidades filantrópicas, auxiliando diversos grupos.


A agenda de atividades inclui um trabalho no Asilo Lar Menino Deus. Os acadêmicos ajudam os idosos a cuidar do corpo e da mente, incentivando a qualidade de vida e desenvolvendo a autoestima! A atividade faz parte do programa de estágio Unifacvest.

 
Publicado por Cris Menegon Sáb, 20 de Maio de 2017 08:07

O Centro Universitário Unifacvest formou mais 105 profissionais nesta sexta-feira (19). A instituição de ensino superior entregou diplomas e certificados de conclusão de cursos de graduação a acadêmicos que concluíram os bacharelados, as licenciaturas e as tecnologias em 2016.

&nb [...]

O Centro Universitário Unifacvest formou mais 105 profissionais nesta sexta-feira (19). A instituição de ensino superior entregou diplomas e certificados de conclusão de cursos de graduação a acadêmicos que concluíram os bacharelados, as licenciaturas e as tecnologias em 2016.

 

A formatura aconteceu no Teatro Univest, sob a condução do pró-reitor acadêmico, professor Roberto Lopes da Fonseca, e do secretário acadêmico, Aujor Tigre Filho, e sob os olhares e aplausos de familiares, amigos e professores. "Esses profissionais batalharão por um espaço no mercado de trabalho com a chancela do segundo melhor centro universitário do país", diz o pró-reitor acadêmico Roberto Lopes da Fonseca.

 

A solenidade contemplou formandos em Administração, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Direito, Economia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fotografia, História, Jornalismo, Português e Libras, Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Psicologia e Radiologia.

 
Publicado por Cris Menegon Qui, 18 de Maio de 2017 09:05

O Colégio Univest realiza a Feira das Nações para incentivar a pesquisa sobre os países. Cada turma mergulha em determinada nação. Os alunos se aprofundam na história, na cultura, na localização, na religião, na economia, no idioma, na vestimenta, na culinária, no clima, na moeda, no s [...]

O Colégio Univest realiza a Feira das Nações para incentivar a pesquisa sobre os países. Cada turma mergulha em determinada nação. Os alunos se aprofundam na história, na cultura, na localização, na religião, na economia, no idioma, na vestimenta, na culinária, no clima, na moeda, no sistema de governo, nas tradições, nos pontos turísticos e nos recursos naturais dos países.

 

A abertura oficial da Feira das Nações 2017 aconteceu na noite de segunda-feira (15), no Teatro Univest. Os alunos fizeram apresentações artísticas e culturais, esbanjando talento e criatividade. As turmas usaram elementos típicos e símbolos característicos dos países para emocionar. O 7º ano do ensino fundamental (EF 71), por exemplo, apresentou o Japão com artes marciais. O 6º ano do ensino fundamental (EF 71), por sua vez, apresentou o México com os personagens da turma do Chaves. Já o 1º ano do ensino médio (EM 11), apresentou a Turquia com uma dança folclórica.

 

E na terça-feira (16), as turmas realizaram uma grande exposição histórica, cultural e gastronômica no campus da rua Jerônimo Coelho. Os estudantes explanaram as peculiaridades e serviram pratos típicos dos países, numa mescla de ingredientes e sabores.

 

Os alunos encaram o evento como uma oportunidade de viajar pelo mundo no ambiente escolar. Maria Eduarda Galvan participou de sua sétima e última Feira das Nações. "É um dos momentos que ficarão guardadas na minha memória por toda a vida", diz a estudante do 3º ano do ensino médio (EM 31), que fez o trabalho sobre a Rússia.

 
Publicado por Cris Menegon Qui, 18 de Maio de 2017 09:01

Santa Catarina tem sancionada a Lei Estadual 10.759/2010, que dispõe sobre o peso máximo tolerável do material escolar transportado por alunos da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública e privada. Nesse sentido, o vereador José Amarildo Farias (PT) apre [...]

Santa Catarina tem sancionada a Lei Estadual 10.759/2010, que dispõe sobre o peso máximo tolerável do material escolar transportado por alunos da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública e privada. Nesse sentido, o vereador José Amarildo Farias (PT) apresentou na sessão de segunda-feira (15) a moção legislativa 104/2017, onde solicita a fiscalização da referida Lei aos órgãos responsáveis, em especial ao artigo 3º, que se refere ao fornecimento de armários para guardar o excesso de peso carregado pelos estudantes.


A reivindicação é motivada pelo fato de que muitos pais reclamam que a escola não dispõe de locais para armazenamento dos materiais que excedem o peso, conforme a norma legal. "Em virtude dessa ausência, muito alunos estão transportando mochilas com peso acima do permitido, o que poderá lhes acarretar, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia, sérios problemas de coluna", expõe Amarildo.


As diretrizes da lei estabelecem parâmetros em relação ao peso das mochilas. Em crianças da educação infantil, não deve ultrapassar 5% do peso da criança, em alunos do ensino fundamental esse índice não deve ser maior que 10% e para os estudantes do ensino médio 15% é o que recomenda a regra. "É importante que as instituições de ensino se conscientizem dessa situação, pois isso se tornou uma questão de saúde pública", completa o vereador.


A matéria foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal e será encaminhada à Secretaria Municipal de Educação, À Gerência Regional de Educação em Lages e ao Sindicato das Escolas Particulares do Estado de Santa Catarina (Sinepe), em Florianópolis.

 
Publicado por Cris Menegon Qui, 18 de Maio de 2017 08:55

Quem quiser estudar em um curso superior do IFSC no primeiro semestre de 2018 deve se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 8 a 19 de maio, no site http://enem.inep.gov.br. A partir do semestre 2018-1, o ingresso em cursos de graduação do Instituto Federal vai ser por meio do [...]

Quem quiser estudar em um curso superior do IFSC no primeiro semestre de 2018 deve se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 8 a 19 de maio, no site http://enem.inep.gov.br. A partir do semestre 2018-1, o ingresso em cursos de graduação do Instituto Federal vai ser por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem.

 

A inscrição custa R$ 82 e deve ser paga até 24 de maio, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agências dos Correios. Os candidatos podem, no entanto, solicitar isenção do pagamento até 19 de maio. Podem pleitear gratuidade os concluintes de escola pública no ensino médio, os já declarados no CadÚnico (cadastro único do governo federal para programas sociais) e os que se enquadram nas exigências da Lei nº 12.799 (que dispõe sobre a isenção em processos seletivos a instituições federais de ensino superior).

 

A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini esclarece que o Enem 2017 tem um hotsite com o cronograma, resposta a dúvidas frequentes e tudo o que o aluno precisa saber para fazer o exame com tranquilidade e segurança. "Também teremos um aplicativo e o cartão de confirmação da inscrição, no qual serão depositados o cronograma, os gabaritos, resultados, alguns alertas e outras funcionalidades", finaliza.

 

O Enem 2017 vai ser realizado em todo o País e, em Santa Catarina, em 56 cidades: Araranguá, Balneário Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Braço do Norte, Brusque, Caçador, Camboriú, Campos Novos, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Florianópolis, Fraiburgo, Garopaba, Guaramirim, Içara, Imbituba, Indaial, Itajaí, Itapema, Itapiranga, Ituporanga, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Maravilha, Navegantes, Orleans, Palhoça, Palmitos, Porto União, Quilombo, Rio do Sul, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São Joaquim, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Seara, Sombrio, Taió, Tijucas, Timbó, Tubarão, Videira, Xanxerê e Xaxim.

 

Confira o edital completo do Enem 2017 para mais informações (http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2017/edital_enem_2017.pdf)

 

Cursos do IFSC

 

O IFSC possui, entre seus cursos de graduação, cursos dos tipos bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia. A lista de cursos com vagas abertas no semestre 2018-1 será divulgada em edital próprio do Instituto Federal no final de 2017. Para Lages, o IFSC irá ofertar os cursos de Engenharia Mecânica, Ciência da Computação e Tecnologia em Processos Químicos. A abertura de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deve ocorrer em janeiro de 2018. Já em Urupema, os cursos disponíveis serão os de Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Viticultura e Enologia.

 


Atualizado em Qui, 18 de Maio de 2017 08:58
 
Publicado por Cris Menegon Qui, 18 de Maio de 2017 08:30

Na tarde de quarta-feira, dia 17 de maio, estudantes de Anita Garibaldi estiveram em Celso Ramos para uma enriquecedora aula sobre a cultura italiana. A atividade aconteceu no Sítio Roncador, com a acolhida do casal Angelir e Angela Burigo, e foi conduzida pelo professor de História, Gil Karlos [...]

Na tarde de quarta-feira, dia 17 de maio, estudantes de Anita Garibaldi estiveram em Celso Ramos para uma enriquecedora aula sobre a cultura italiana. A atividade aconteceu no Sítio Roncador, com a acolhida do casal Angelir e Angela Burigo, e foi conduzida pelo professor de História, Gil Karlos Ferri, com os alunos do 7º ano I da EEB Padre Antônio Vieira de Anita Garibaldi.

 

Para proferir palestra, o convidado de honra foi o sr. Ivo Delorenzi, que falou para os estudantes sobre a colonização italiana do município de Celso Ramos. A professora Jussara também conversou com a turma, destacando aspectos da cultura italiana e as ações da sociedade celso-ramense para preservar os costumes herdados dos antepassados. Após o lanche oferecido pela Secretaria de Educação e Cultura, o sr. Angelir Burigo apresentou aos estudantes diversas ferramentas, móveis e objetos do cotidiano dos antigos colonos de origem italiana.

 

Ao final da aula foi realizada uma divertida saída de campo, na qual, transportados em uma antiga pick-up, os estudantes foram para a mata de araucárias e fizeram uma sapecada de pinhão. Ações como esta provam que o ensino pode ser dinâmico, atrativo e fazer sentido para a vida de nossas crianças e adolescentes.

 

 

Infoormações: Prof. Gil Karlos Ferri
Fotos: Luiza Figueiró

 

il67iol9io906crttt

 
Publicado por Cris Menegon Qua, 17 de Maio de 2017 08:13

O Centro Universitário Unifacvest está implantando uma Praça de Alimentação moderna, requintada, aconchegante e recheada de delícias culinárias para os acadêmicos e colaboradores.

 

E mais uma loja gourmet foi inaugurada nesta terça-feira (16). A Sandwiches serve san [...]

O Centro Universitário Unifacvest está implantando uma Praça de Alimentação moderna, requintada, aconchegante e recheada de delícias culinárias para os acadêmicos e colaboradores.

 

E mais uma loja gourmet foi inaugurada nesta terça-feira (16). A Sandwiches serve sanduíches naturais preparados pela equipe gastronômica da Unifacvest. A estrutura oferece várias opções de pães, saladas, queijos, presuntos, molhos e temperos.

 

"Todos os pratos são feitos com produtos da melhor qualidade, visando garantir uma alimentação saudável", diz a chef gourmet Daniella Binatti.

 
Publicado por Cris Menegon Ter, 16 de Maio de 2017 09:46

As Semanas Acadêmicas do Centro Universitário Unifacvest difundem o conhecimento de forma dinâmica e interativa. Os eventos interligam a teoria acadêmica e a prática do mercado de trabalho. A semana passada foi marcada pelas atividades dos cursos de Fisioterapia e Educação Física, respect [...]

As Semanas Acadêmicas do Centro Universitário Unifacvest difundem o conhecimento de forma dinâmica e interativa. Os eventos interligam a teoria acadêmica e a prática do mercado de trabalho. A semana passada foi marcada pelas atividades dos cursos de Fisioterapia e Educação Física, respectivamente.

 

A Semana Acadêmica da Fisioterapia abordou temas bem específicos da área. O ciclo de palestras reuniu mestres e doutores que atuam em instituições renomadas e desenvolvem projetos bem conceituados. O chefe do departamento de fisioterapia do hospital Celso Ramos, em Florianópolis, Dr. Alceu Furtado, por exemplo, falou sobre Ultrassonografia Cinesiológica.

 

Os acadêmicos também ouviram palestras sobre técnicas avançadas na avaliação biomecânica, ortose e membros superiores, entre outras. "Os conteúdos abordados trarão novas perspectivas aos acadêmicos", diz o coordenador, professor Irineu Sartori.

 

A Semana Acadêmica de Educação Física, por sua vez, promoveu a disputa de várias modalidades esportivas entre os acadêmicos do curso. A 3ª fase fez mais pontos na soma das competições, e conquistou o título geral.

 
Publicado por Cris Menegon Seg, 15 de Maio de 2017 08:14

O time de futsal do Colégio Univest está se preparando para os Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC). Os alunos com idade entre 15 e 17 anos estão treinando para a etapa municipal, programada para a primeira semana de junho, no ginásio de esportes Ivo Silveira.

 

E nes [...]

O time de futsal do Colégio Univest está se preparando para os Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC). Os alunos com idade entre 15 e 17 anos estão treinando para a etapa municipal, programada para a primeira semana de junho, no ginásio de esportes Ivo Silveira.

 

E neste sábado (13), a equipe provou que está no caminho certo. Os atletas foram a São Joaquim disputar um amistoso contra a escolinha do Clube Atlético Paranaense, e ganharam de goleada. O time treinado pelo professor de Educação Física Nivaldo Paixão Júnior venceu por incríveis 9x2.

 

Os jogadores comemoraram muito o resultado. Eles voltam a treinar nesta semana. A equipe pretende vencer a etapa municipal para garantir vaga na fase microrregional dos JESC.

 
Publicado por Cris Menegon Sáb, 13 de Maio de 2017 11:09

O Centro Universitário Unifacvest vem fortalecendo os laços com a comunidade. A instituição de ensino superior vem promovendo várias ações sociais para auxiliar a população serrana.

 

O curso de Enfermagem, por exemplo, realiza uma série de atividades socioeducativa [...]

O Centro Universitário Unifacvest vem fortalecendo os laços com a comunidade. A instituição de ensino superior vem promovendo várias ações sociais para auxiliar a população serrana.

 

O curso de Enfermagem, por exemplo, realiza uma série de atividades socioeducativas nas escolas. Os acadêmicos da nona fase promovem várias ações de saúde junto aos estudantes.

 

"O objetivo é fortalecer a união entre a saúde e a educação, por meio de práticas que envolvem conhecimento e cidadania", ressalta a coordenadora do curso de Enfermagem, Magali Gras.

 

A relação de atividades engloba higiene, alimentação, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Métodos Contraceptivos, Índice de Massa Corporal (IMC), entre outros. Os temas são abordados de forma interativa, por meio de palestras, teatros e dinâmicas de grupo.

 
Publicado por Cris Menegon Qui, 11 de Maio de 2017 09:40

O Governo de Santa Catarina e a Prefeitura de Bocaina do Sul firmaram uma parceria pela qual o Estado repassará R$ 144 mil para a implantação do programa "Comunidades rurais digitais" no município de 3,5 mil habitantes. O convênio foi assinado essa semana pelo secretário da Agência de Dese [...]

O Governo de Santa Catarina e a Prefeitura de Bocaina do Sul firmaram uma parceria pela qual o Estado repassará R$ 144 mil para a implantação do programa "Comunidades rurais digitais" no município de 3,5 mil habitantes. O convênio foi assinado essa semana pelo secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, João Alberto Duarte, e pelo prefeito Luiz Carlos Schmuler.


As torres serão instaladas nas localidades de Pessegueiros, Campinas e Mineiros, e a internet chegará a 80% do território de Bocaina do Sul. O sinal será gratuito por dois anos e o objetivo do programa é incluir o cidadão do meio rural nas novas tecnologias.

 
Início
Anterior
1
Página 1 de 67

Vídeo em Destaque

Programa Papo De Mulher: Escolha das Soberanas da Festa do Pinhão 2017
Publicidade

fabianamassas

aguasdepalmas

 

 

garden

 

 

 unifacvestmarco

  

 

camara2015ok

 

 

 

 

anucio1

TELALAGES

caes1

papo mulher